Viajalia Travel News
13 oct 2015, a las 00:00 h
Turistas em Lisboa pagam taxa de um euro em 2016

Na fatura da dormida, em cada um dos estabelecimentos respetivos, vai aparecer uma linha que é a taxa de dormida", disse João Paulo Saraiva, que falava aos jornalistas no final da apresentação do orçamento municipal para o próximo ano.

O autarca especificou que "vão ser os próprios hoteleiros a cobrar" esse valor, que no máximo ascende a sete euros mesmo que um turista fique, por exemplo, duas semanas na cidade.

Depois da cobrança, os hoteleiros entregam o valor à Câmara.

De acordo com este responsável, a taxa vai ser aplicada a todos os turistas, mesmo aos nacionais: "Não é legítimo, do ponto de vista da legalidade [...] daquilo que é legislação europeia sobre o direito tributário, fazer distinção entre pessoas do mesmo país e até de países diferentes".

"Aqui a questão é o serviço", vincou, alertando que existe "umconjunto de exceções" previstas. Entre essas exceções está, por exemplo, o caso de uma pessoa que se desloque a Lisboa porque tem um familiar hospitalizado, apontou.

"Outras situações são mais difíceis de determinar e não vamos criar mais excecionalidade que não sejam estes exceções pontuais", adiantou João Paulo Saraiva.

A criação de uma taxa turística em Lisboa foi aprovada pela Câmara em dezembro de 2014 (e estava prevista no orçamento para 2015), estimando-se então a cobrança de um euro a quem chegasse ao aeroporto ou ao porto da capital e de um euro por noite sobre as dormidas.

A metodologia de cobrança foi, entretanto, alterada e, durante este ano, a responsabilidade do pagamento será apenas da gestora de aeroportos, na sequência do acordo realizado entre o município e a ANA e que entrou em vigor no dia 1 de abril.

No próximo ano, a taxa já começa a ser cobrada nas dormidas e o mesmo deverá acontecer nos aeroportos e nos portos, apesar de ainda não se saber como. "Relativamente às chegadas, estamos a estudar a forma como vamos executar" a cobrança, tanto no aeroporto como no terminal de cruzeiros, explicou João Paulo Saraiva.

Questionado se vai ser novamente a ANA a suportar esta taxa, o autarca disse: "Não sei".

"Estamos a estudar isso tudo e em breve haveremos de apresentar mais informação sobre esta matéria", concluiu, referindo, sem precisar, que estão em cima da mesa "três opções".

O responsável pelo pelouro das Finanças destacou ainda "alguma tranquilidade" nas reuniões tidas com as entidades do setor relativamente a esta taxa.

A Câmara, de maioria socialista, espera arrecadar uma receita de 15,7 milhões com a taxa turística no próximo ano, valor que reverte para um fundo turístico criado financiar investimentos na cidade. Em 2014, a previsão era de que a taxa turística rendesse sete milhões.

Fuente: JN

Opiniones sobre el artículo

Esta web se reserva el derecho de suprimir, por cualquier razón y sin previo aviso, cualquier contenido generado en los espacios de participación en caso de que los mensajes incluyan insultos, mensajes racistas, sexistas... Tampoco se permitirán los ataques personales ni los comentarios que insistan en boicotear la labor informativa de la web, ni todos aquellos mensajes no relacionados con la noticia que se esté comentando. De no respetarse estas mínimas normas de participación este medio se verá obligado a prescindir de este foro, lamentándolo sinceramente por todos cuantos intervienen y hace en todo momento un uso absolutamente cívico y respetuoso de la libertad de expresión.




 No hay opiniones. Sé el primero en escribir.


Escribe tu comentario

* Datos requeridos
Título *
Contenido *
Tu nombre *
Tu email *
(lo mantendremos en privado)
Tu sitio web
(escríbelo con http://)
Código seguridad anti-spam *
  

Otros enlaces de Actualidad

5 may 2016, a las 18:50 h
La cultura del vino impregna la ruta por este fértil valle desde la ciudad de Oporto
18 mar 2016, a las 15:38 h
A Polícia Judiciária realizou esta quinta-feira, dia 17, buscas no Turismo de Portugal. Segundo o Diário de Notícias, os inspectores da Unidade Nacional contra a Corrupção (UNCC) recolheram documentação sobre contratos e adjudicações sobre a promoção do turismo português no estrangeiro, sobretudo no Brasil.
26 ene 2016, a las 00:00 h
Cerró sus puertas tras recibir 232.000 visitantes, un 6% más que en 2015, elevando el impacto económico en Madrid a 210 millones de euros La Feria hace un primer balance de su 36ª edición con un nuevo récord en participación y en peso internacional: 125.000 profesionales, con alta presencia internacional; 9.605 empresas de 165 países, con crecimiento del 4% en extranjeras, y 178 nuevos expositores de los que más del 50% son internacionales . Se suma a la positiva valoración su consolidación como foro de negocio, con la concentración de 6.200 citas agendadas, un 25% más que en 2015
15 ene 2016, a las 00:00 h
Desde el 1 de Julio TAP Express, la nueva aerolínea regional de TAP, iniciará un nuevo enlace diario entre Vigo y Lisboa, con su nueva flota de ATR 72-600 de 70 plazas.
17 nov 2015, a las 00:00 h
El pasado sábado concluyó la II Edición de los encuentros profesionales para agencias de viajes que organiza anualmente Central de Receptivos, junto con sus operadores internacionales.